HOME | SOBRE NÓS | CONTACTOS
Terça-feira, 19 de Setembro de 2017 22 visitantes online
 
Palavra, frase, empresa  
 
 
 
 
NEWSLETTER
 

Calendário de Eventos

 

Brasil

 

UM MERCADO A EXPLORAR

Portugal e Brasil, são dois parceiros históricos naturais, unidos por uma forte identidade cultural, viveram diferentes fases nas suas relações económicas. Estas relações após a independência do Brasil foram sendo reduzidas a valores e atividades de expressão diminuta.

Com a adesão de Portugal à União Europeia, e a criação do Mercosul do qual o Brasil é membro fundador, e a consequente abertura das fronteiras ao fluxo de mercadorias e capitais externos, criaram-se novos cenários nas relações comerciais entre os dois países. De facto, a partir do final da década de 80, e inícios da década de 90, verifica-se uma nova vaga de investimento do Brasil em Portugal.
Portugal, reafirma a sua vocação Atlântica como estratégia importante de posicionamento perante os seus parceiros europeus, gerando um crescente interesse pela América Latina em geral e pelo Brasil em particular.

A estabilidade política e a vitalidade económica que se verifica no Brasil, colocou Portugal entre os parceiros privilegiados do investimento internacional no Brasil. Estão criadas as condições suficientes para um maior estreitamento das relações bilaterais nas suas variadas vertentes.
Para esta nova realidade, os serviços da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) muito têm contribuído para o consolidar deste relacionamento bilateral.

A CCILB tem protocolos e convénios assinados com entidades congéneres no Brasil e em Portugal (Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Câmara de Comercio Portugal Moçambique, ICEP e Associação Comercial do Rio de Janeiro).

Com o Campeonato Mundial de Futebol a atrair os olhares de todo o mundo, interessa saber que as exportações de Portugal para o Brasil estão a verificar um momento de crescimento significativo.
O Brasil assume-se como o 10º maior destino das exportações portuguesas, de janeiro a novembro de 2013, as vendas de bens chegaram quase aos 705 milhões de euros, quando em 2012 se tinham ficado pelos 678 milhões, ditam os dados do Instituto Nacional de Estatística. Com azeite no topo das vendas portuguesas para o Brasil, com um peso superior a 21% do total. O bacalhau surge em 2º lugar, com uma quota de quase 7%. O gás natural liquefeito foi o terceiro produto que Portugal mais exportou para o Brasil até novembro de 2013, com um peso de 4,5%. Além disso, a gasolina, o vinho e diversos produtos transformados também estão no topo das exportações portuguesas para o mercado brasileiro, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

“Sol, samba, praia, carnaval e futebol”. Estas são palavras que logo nos fazem pensar no Brasil. No entanto, nos últimos anos, palavras como “economia”, “crescimento” e “investimento” passaram a integrar a lista de atributos brasileiros. Os próximos anos ainda serão de grande crescimento para o Brasil, e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) será de 4% em 2013, bem acima dos 1,5% do ano anterior, ainda que registe um ligeiro decréscimo quando comparado com a média de 4,5% nos últimos cinco anos.
O Brasil representa um mercado de cerca de 185 milhões de consumidores, e com o crescimento económico a refrear na Europa e em muitos mercados tradicionais para os produtos nacionais, abre-se uma janela de oportunidades aos muitos empresários portugueses, que aproveitam a língua e passado comum aliados à conjuntura favorável da economia brasileira.

Dificuldades na exportação para o Brasil:
-Taxas de importação elevadas no comércio, com os países do Mercosul a terem vantagem por não assumirem quaisquer custos;
- Barreiras fortes na obtenção de licenças de importação de produtos alimentares;
- Excesso de burocracia na alfândega.
- Falta de estratégia e imagem dos produtos portugueses no Brasil
- Dificuldades em encontrar um parceiro comercial idóneo.
- Regime fiscal de importação é muito complexo e exige muitas etapas de cálculo
- Imposições alfandegárias e do imposto de importação, ainda há um conjunto de impostos e taxas, como o imposto sobre produtos industrializados - IPI (cervejas e vinho, por exemplo), imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS), semelhante ao IVA português, e mais algumas contribuições especiais ou outras taxas aduaneiras.
O que o Brasil compra em Portugal?
Azeite, queijo ou fruta. São estes alguns dos produtos que o Brasil adquire às empresas portuguesas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), estes são produtos que têm mostrado forte tendência de crescimento das vendas no Brasil, via importação de Portugal. Todos com oportunidades de futuro.
1 – Azeite, com Portugal a ter uma quota de mercado acima dos 50%
2 – Castanhas
3 – Frutos secos
4 – Pêra fresca
5 – Queijos
6 – Têxteis
7 – Cortiça
8 – Porcelanas, cerâmicas e vidros
9 – Bens de equipamento, como máquinas e material elétrico
10 –Software e componentes para automóvel

“São 205 os produtos que Portugal poderia exportar para o Brasil, mas não o faz, aumentando potencialmente as exportações nacionais em 225 milhões de dólares, qualquer coisa como 179 milhões de euros. A hipótese é avançada por um estudo da Câmara de Comércio portuguesa em São Paulo, que vai agora sofrer uma nova atualização.” Peças para automóveis, máquinas, plásticos, alimentos, metais não-ferrosos, fios, fibras e tecidos são alguns dos principais grupos de bens identificados que o Brasil importa da União Europeia. Portugal também exporta estes produtos mas não para o Brasil.

As empresas portuguesas venderam em 2013, 585,5 milhões de euros em bens e serviços ao Brasil, um aumento de 145 milhões face ao ano anterior, mas o antigo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e ex-delegado da Aicep no Brasil sublinha que para os produtos identificados no topo da lista do estudo há a possibilidade de obter ganhos de quota de mercado de 20%. Além disso, de acordo com a última versão do estudo, de 2009, o potencial de crescimento das exportações portuguesas de produtos para o Brasil era de 225 milhões de dólares (179 milhões de euros).

Como exportar para o Brasil: http://www.ccilb.net/img/pdf/exportarbrasil.pdf

 
ÁREA DE CLIENTES
» Novo Registo
» Recuperar Password
este espaço pode ser seu
contacte-nos
caixa leasing
 

Anúncios Portal de Negócios

Qompotas c/q
Produzimos compotas e licores de frutos vermelhos
Os frutos vermelhos são da n/produção,nomeadamente
mirtilos,framboesas,amoras de alta qualidade
A nossa produção é artesanal dirigida ao mercado
Gourmet,procurando representantes ou importadores
maioverde.mirtilos@gmail.com tel 00351917532245

O Portal de Negócios coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área dos negócios. Terá apenas de efectuar o registo. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.

FAÇA AQUI O SEU ANÚNCIO!
 
 
INSTITUCIONAL
INTERNACIONAL
 
INFORMAÇÃO
ORÇAMENTOS
 
CLUBE DE NEGÓCIOS
OUTROS PORTAIS E SITES DO GRUPO
Portal da Construção
Portal Saúde
Portal Turismo
Windbyinternet - Comunicação Digital
Easy PRO - Websites Low Cost
 
 
optimizado para uma resolução de 1024x768 ou superior
(c)2007- 2017 O Portal de Negócios | Powered by WindByInternet